terça-feira, 18 de setembro de 2012

O Grito


A sala de arte é um espaço amplo, com muitos armários. Em uma estante, há bustos das pessoas famosas de todo mundo. A aula de hoje é desenho de observação. Há várias frutas espalhadas pela mesa, xícaras, vasos com flores e outras coisas. Cada aluno escolhe algo para observar e tenta desenhá-lo da forma mais fiel possível. Em uma mesa que há muitas frutas, está Laura, Gabriel, um aluno de feições alegres, um pouco mais baixo que os outros garotos, com o cabelo castanho claro e os olhos claros também. Ele está desenhando um limão. Júlia está avaliando os trabalhos dos alunos, mas ao olhar o desenho de Gabriel, ela fica um pouco decepcionada.
-Gabriel, o que você está desenhando?
-Estou desenhando um limão, professora, inspirado no quadro “O grito”. – responde ele – é assim que interpreto o limão.
- Gabriel – responde a professora – admiro muito seu trabalho, mas você está fugindo do tema proposto da aula. Frequente o Clube de Artes, assim você poderá fazer seus trabalhos lá.
- Desculpa – pediu Gabriel.
-Não precisa – respondeu ela – continue desenhando assim. Termine seu desenho logo.
A professora se afasta desses alunos para olhar como estão indo os outros trabalhos. Peter se vira para ver o trabalho de Gabriel.
- Você gosta de Munch?
-Sim – responde Gabriel.
- Gabriel tem um talento muito grande para desenho – disse Laura – você frequentava o Clube de Artes, não é?
- Sim – respondeu ele – Eu frequentava o Clube de artes ano passado, mas eu tive que para por um tempo. Mas eu voltei a frequentar lá desde o mês passado. Ah, me diga uma coisa, Peter: o que você acha da professora Júlia?
Nesse momento, Gabriel ficou totalmente vermelho e começou a embolar algumas palavras. Ele olhava para ela e olhava para o desenho e tornava a ficar vermelho. Ele dava uns sorrisinhos e olhava novamente para a professora.
Ela se aproxima do desenho que Miguel está fazendo e não gosta muito do que vê.
- O que é isso?
- É uma maçã – responde ele, entusiasmado – é assim que interpreto uma maçã.
- Com pernas e braços? – disse ela – comporte-se e preste atenção no que lhe foi pedido.
Peter ri um pouco e observa seus colegas de classe. Ele percorre os olhos e não encontra Miki. “Onde ela está?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário