sábado, 9 de outubro de 2021

Yuki - Sexta feira

Emma estudou comigo naquela sexta só um pouco pois ela iria treinar. Ela tinha comentado que queria participar de uma competição após seu exame de faixa. Ainda achava engraçado Emma, aquela garota baixinha praticar um estilo de luta e não dança, que era o que eu achava que ela fazia. Apesar de que eu queria estudar mais com ela naquele dia, eu não poderia insistir quando ela tinha outras coisas para fazer também. 

A única coisa que ainda não fazia sentido era a parte que o professor disse que não cairia na prova. Por que será que não anotei essa parte, se ela era tão importante? E por que Emma disse que eu tinha olhado para ela com cara de dúvida durante a aula? Na verdade, eu nem me lembro exatamente de ter olhado na direção de sua cadeira... Afinal, por que mesmo eu estava olhando para o fundo da sala naquele momento? Enquanto eu estava tentando me lembrar do que me distraiu durante a aula, meu celular vibrou. 

Midori: Quer lanchar alguma coisa comigo na lanchonete antes de eu ir embora?

Respondi sua mensagem: Claro! Mal conseguimos nos encontrar nessa semana, vai ser ótimo! Me avise quando sua aula acabar.

Continuei estudando com os livros que ficaram na mesa, especialmente parasitologia e genética. Apesar de parecer muito com o que eu já tinha aprendido na escola, tinham muitas informações novas que às vezes me confundiam. As horas se arrastaram enquanto eu estudava essas matérias até que finalmente meu celular vibrou novamente, com a mensagem de Midori. Encontrei com ela na lanchonete alguns minutos depois, e ela estava muito arrumada e bonita. 

- Como estou Yuki? - ela me perguntou, se virando para que eu pudesse vê-la de todos ângulos. 

- Está tão linda Midori! Vai sair depois daqui? - Ela corou bem de leve, quase imperceptível.

- Não, quer dizer, talvez.... só queria me vestir mais arrumada hoje - ela respondeu, procurando algo no chão.  

Nós olhamos o cardápio da lanchonete, que não era muito diferente do que a gente tinha disponível na escola. Midori pediu um chá instantâneo e eu pedi um chocolate. Enquanto aguardávamos nossas bebidas, fomos conversando.

- Então Yuki, já recebeu o cronograma das suas disciplinas?

- Já, as provas vão acontecer em 5 ou 6 semanas.... Olhando assim parece que estão longes, mas só de pensar no tanto de matéria que tenho que estudar, sei que o tempo vai ficar apertado - respondi.

- Suas provas vão acontecer na mesma época que as minhas então - ela respondeu - Deve ser calendário da universidade.

- E suas listas de exercícios? Conseguindo terminar elas a tempo?

- Ah, nem me fale dessas listas - ela respondeu revoltada, inflando um pouco as bochechas - quando finalmente conseguimos finalizar, o professor manda outra com mais exercícios e mais difícil ainda! E acredita que ele não recolheu nenhuma lista até hoje? Ele tira nossas dúvidas na sala e manda a gente corrigir os exercícios que erramos. 

- Vai ver ele quer pegar todas no dia da prova - eu respondi. Os olhos negros de Midori se iluminaram igual duas pedrinhas. 

- Yuki! Deve ser isso! - ela disse batendo de leve na mesa.

Olhei para ela sem entender, e assustada com sua atitude repentina.

- Minha irmã disse que tem um professor que tem fama de enganar os alunos - disse Midori - ele não recolhe os exercícios e os alunos vão deixando para fazer as listas mais perto da data da prova. Aí ele recolhe tudo no dia da prova. Se você tirar nota baixa, as listas de exercícios que você fez ajudam a elevar sua nota. Mas a maioria não sabe disso! 

Fiquei olhando para Midori enquanto repetia mentalmente o que ela tinha dito. Se os alunos não sabiam dessa tática do professor, então como a irmã dela sabia?

- E como sua irmã sabe disso?

- Ela foi monitora da disciplina na época que ela estudou - Midori respondeu - ela chegava em casa com dó dos calouros porque a maioria dizia "ah, para que vou fazer essa lista de exercícios se ela não vale ponto e o professor nem olha?"

- E ela não podia falar com eles?? Coitados!

- Poderia, mas o professor poderia simplesmente parar de dar pontos nos exercícios e só considerar as notas da prova - Midori deu de ombros - então ela só continuava insistindo para a maioria dos calouros continuar a fazer as listas. 

Nossas bebidas chegaram. Midori estava animada com seu chá quente e eu com meu chocolate. A tarde no campus estava bonita e ventava pouco, mas já estava escurecendo. Logo seriam 18h30 da tarde e a biblioteca e os outros prédios estariam fechados. Só a praça central e o dormitório continuariam abertos. Provavelmente, assim que Midori fosse embora, eu iria direto para meu quarto. 

Pedimos um salgado para comer também. Queria aproveitar ao máximo o tempo que tinha com Midori, eu ainda sentia muita falta de estudar na mesma sala que ela. Lembrei do que Haru disse no fim de semana passado, de que Midori queria ser médica e meu coração ficou apertado. Mesmo vivendo minha vida inteira dentro do colégio, eu ainda tinha a liberdade de escolher o que fazer de curso e dali para frente, minha vida seria determinada pelas minhas escolhas. Midori não teria a mesma sorte, seu destino estava basicamente traçado desde o momento que ela nasceu, e isso era muito triste. 

Ela conferiu seu celular e respondeu uma mensagem. Já tinha esfriado um pouco e, apesar de querer ficar mais, queria poder tomar um banho quente logo. Terminamos de lanchar e Midori me acompanhou até o dormitório. Eram quase sete da noite e já estava escuro. 

- Midori, você vai voltar para casa andando hoje?

- Ah, não, eu vou de carro, não se preocupe - disse ela, olhando nos meus olhos. 

- Tem certeza? - perguntei, conferindo. Às vezes ela podia tentar ser um pouco rebelde, e eu tinha medo que isso a trouxesse problemas. 

- Tenho sim - disse ela, sorrindo para mim - oh, minha carona chegou! - Ela disse, segurando seu celular.

- Tchau Midori! Bom final de semana! Depois ligamos para conversar um pouco! 

- Tá bom Yuki! Bons estudos para você! 

Ela se despediu e foi embora, correndo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário