segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Futuro


Na escola, Lucas Peter e Miguel estão conversando sobre suas provas.
-A viagem de orientação profissional começa logo depois dos exames, não é? – pergunta Miguel, com uma cara de quem está sofrendo uma tortura. Ele abaixa a cabeça e apoia-a em seus braços, que estão cruzados em cima da carteira. - Isso é tão depressivo... vamos ter que conversar com professores sobre nosso futuro e utilizar aquela linguagem elegante e formal com eles.
-Não se preocupe – disse Lucas – atualmente, a taxa de aprovação do ensino médio é 96%. Com certeza alguma escola do país irá te aceitar.
-Isso era para me encorajar? – pergunta Miguel, tentando entender a pontada de ironia na fala de Lucas.
-Talvez – respondeu Lucas, abrindo um sorriso no rosto, se divertindo com Miguel.
-Você está me zuando! – afirma Miguel, percebendo agora o sentido da frase de Lucas.
 Miguel olha para Lucas com uma cara revoltada, mas começa a rir. Ele pergunta a seu amigo:
-Lucas, para onde você quer ir?
Lucas desvia o olhar para Laura, que se aproxima deles.
-Para a Escola Fundamental Do Oeste.
-Mas é uma escola muito exigente. Suas notas são boas o suficiente?
-Estou me esforçando muito para que sejam. – disse ele, olhando Laura com o canto dos olhos.
-Um, tomara que você consiga – responde Miguel. Peter confirmou com a cabeça. – De qualquer jeito, você terá que me aturar até a graduação.
Ambos riram. Peter entendeu o que Miguel quis dizer e riu com eles.
-Mas o Lucas ficou tão sério, não é? Ele não aguenta meu estilo livre.
-Como eu disse antes – começou Lucas – você não amadureceu.
-Amadureci sim! – respondeu Miguel, um pouco revoltado. – afinal, o que você sabe sobre minha vida?
Lucas levantou uma sobrancelha e olhou por cima das lentes de seus óculos.
-Sei de coisas que você nem sabe. – respondeu ele
Miguel dá um passo para trás e se assustou muito com a resposta. Ele levanta os ombros e dá um sorriso sem graça.
-O que você sabe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário