quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

30 de janeiro - Dia nacional dos Quadrinhos


Yellow Kid
Nona arte. História em quadrinhos. Gibi. HQ. Revistinha. Esses são algumas formas de que são chamados essa bela arte.
Ela também possui outros nomes bem conhecidos, como comics e os famosos mangás. Estes nomes variam de acordo com o país onde é publicada.

Esse foi publicado na revista de moda Zipper






As histórias em quadrinhos, além de não possuir um nome padrão, também não possuem uma forma exata de ser passada ao público. Elas podem ser publicadas em revistas, em uma revista de outro assunto (como por exemplo, uma tira ou um capítulo aparecerem em uma revista de moda), podem também ser lançadas no jornal. Os mangás são lidos de forma oposta aos quadrinhos do ocidente.







Imagens, balões, quadros. Turma da Mônica
Porém, todos eles tem a essência que os torna comum e o que dá o significado de nona arte. são todas uma forma de narrativa que utiliza imagens fixas (podendo estar) em pequenos quadros. Podem vir acompanhadas com balões que indiquem falas, pensamentos ou onomatopeias ou então serem "tirinhas mudas".
Tirinha muda
Onomatopeias










Alguns são bem conhecidos: Astroboy, Yellow Kid, Turma da Mônica, esses são alguns dos quadrinhos que encantam gerações e gerações.
Astroboy!





Os personagens podem não envelhecer (como no caso Turma da Mônica, Calvin) ou podem envelhecer (como acontece em muitos mangás).




Mafalda e suas críticas...






Eles podem abordar vários temas: fantasia, moda, escola, jogos, luta, infância, cotidiano. Dessa forma, atendem um público bem amplo.

Calvin e seu amigo (de pelúcia) Haroldo










Asterix e Obelix, os gauleses

                                                                               






One Piece! Algumas páginas são coloridas
As histórias podem estar coloridas ou em escala de cinza. muitos mangás (pelo menos a maioria) são feitos com tirinhas em escala de cinza, mas alguns apresentam as páginas iniciais em cor.
Páginas coloridas em Superman



















Duas páginas. Coitado do Ed.
Além disso, em cenas que exigem mais espaço, usa-se a página inteira, ou até duas páginas. Isso impede de "quebrar" a cena e causa o impacto esperado.


Imagina isso em um quadro pequeno.. não dá.





















Capa do livro que contém muitas tirinhas
Dizem que não se julga o livro pela capa. De fato, não se julga o livro pela capa, nem os quadrinhos, mas uma capa atraente, bonita, bem desenhada chama muito mais a atenção do que uma capa sem nada de interessante.


Volume 1 de Sakura publicado no Brasil













Capa de Dragon Ball


















Tintin e Milou sozinhos no deserto





O quadro, mesmo com os personagens, em silêncio, pode indicar várias situações: solidão, surpresa, silêncio, varia de história para história.








As histórias nem sempre têm um final que os leitores esperam. Algumas ultrapassam as hipóteses, outras decepcionam.
Algumas fazem chorar, outras nos fazem rir.


Emocionante :3




A verdade é que muitos de nós sempre gostamos de ler essa bela forma de entreter. Não importa se você é velho, jovem, mulher, menina, homem, garoto, se uma vez gostou, sempre vai adorar passar, nem que seja sentado no ônibus ou no metrô, passar um tempinho lendo.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário