segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Ontem, futuro


Já é de noite e Peter está em casa. Ele está lanchando com sua tia Júlia. Eles estão tomando suco e comendo algumas bolachas. Júlia mistura um pouco de seu suco com leite, algo que ela costuma fazer, pois o gosto fica melhor. Júlia usa os cabelos presos em casa, para tirá-los da frente do rosto, e sempre usa roupas mais informais, como calça e blusa. Já na escola, ela usa saias ou vestidos, o cabelo sempre solto, pois fica mais elegante para uma professora assistente.
-Luís, você disse? – perguntou Júlia – ele é o responsável pela biblioteca auxiliar, ou segunda biblioteca, como preferir. Ele já trabalhava lá quando eu estudei a 9ª série. Ele sempre usa roupas mais escuras, então as pessoas costumam achá-lo assustador.
- Ele agia como se fosse dono do lugar – disse Peter.
- Ele deve se sentir assim, não é? Ele por um acaso o repreendeu?
- Não, não é isso. Jú, aquela sala sempre foi a biblioteca auxiliar?
-Sim, aquela sala virou biblioteca auxiliar quando o novo prédio do colégio foi construído.
Ela toma um pouco do seu suco com leite e faz uma cara muito satisfeita.
-Você já escolheu algum clube para frequentar? – perguntou ela.
- Bom, ainda não – respondeu ele – no meu antigo colégio eu participava do clube de culinária.
-De culinária? Não é muito comum garotos de a sua idade participarem de um clube como esses.
- Bom, tudo é culpa do meu pai. Ele ficava mais tempo no trabalho do que em casa. Com o clube, eu aprendi a cozinhar muitas coisas, mas meu pai não notava.
Então, uma lembrança invadiu sua mente. Peter acabou de cozinhar um delicioso prato típico de um país, e foi algo extremamente complicado. Seu pai chegou em casa, colocou os materiais de trabalho num canto e sentou na mesa para comer. Ele começa a comer e Peter pergunta como está a comida. Para sua surpresa, seu pai responde: “Desde que encha minha barriga, para mim tudo é a mesma coisa”.
-Bom, mas eu estou interessado em participar do clube de artes e hoje eu já recebi um convite.
-Você gosta de artes, Peter?
-Sim, é um dos meus interesses. Apesar de eu ser um péssimo desenhista, eu gostaria de fazer uma faculdade de artes e me especializar em técnicas de escultura. O que você acha, Jú?
-Bom – começou ela – isso é novidade para mim. Porém, vou ter que te dar alguns conselhos. Em primeiro lugar, seu pai não irá gostar nada da ideia. Em segundo lugar, mesmo que você termine o curso, será difícil achar um bom emprego, pois seu diploma não será atraente para o mercado de trabalho. Mesmo com habilidade e talento, você terá que ter sorte. 
Peter começou a desanimar.
-Em terceiro lugar, se esse é o seu sonho, você deverá investir nele. Mesmo que eu ou qualquer outra pessoa diga o contrário, você não precisa ter medo. Desistir de algo que você gosta sem ao menos ter tentado, é patético.
Nesse momento, Peter pareceu mais feliz e animado. Ele não esperava que ela falasse isso.
-Você acha patético? – perguntou ele.
- Sendo patético ou não, a decisão será totalmente sua. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário