quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Relação

Está escuro do lado de fora, o céu está nublado. Miki se levanta e senta-se em outra parte da sala, um pouco mais iluminada. Peter pega seu refresco e senta-se no chão, perto dela.
-Mas se essa era uma regra tão importante, por que não fui informado desde o início? – perguntou ele.
-Peter, você já tinha conversado comigo antes de ir nas aulas. Isso fez com que o assunto se tornasse inconveniente para a turma.
Peter lembra-se de todas as vezes que ele comentava sobre Miki com seus colegas eles agiam como se não soubesse do que ele estava falando. Tudo começou a fazer sentido.
-E a sua carteira? Por que ela é a única velha da turma?
-É assim que eles diferenciam o aluno inexistente. Faz parte de tudo.
-Na sua mesa estava escrito uma frase. “Quem será o morto?”. Foi você quem escreveu?
Miki olha para o lado por um instante.
-Sim. Fui eu. Eu tenho certeza que eu não sou a pessoa morta. Então eu pensei: “se não sou eu, quem será?”.
-Como você sabe que não está morta? Como pode ter tanta certeza? Você mesma disse que até mesmo a memória dos alunos é alterada.
-Eu sei porque...
Nesse instante, a porta da sala onde eles estão se abre.
-Miki, você está aqui? – uma voz feminina ecoou.
 A mãe de Miki, Kimiko, entrou na sala, com um lenço amarrando os cabelos.
-Esse é meu amigo, Peter. Ele que ligou.
-Desculpe incomodar – respondeu ele.
-Não é incomodo. Miki raramente trás amigos para cá. Desculpe as minhas roupas. – disse ela, retirando o lenço da cabeça e soltando os cabelos enquanto andava pela sala – ele por acaso é da sua sala ou do clube de artes?
-Peter também é cliente do piso inferior – disse Miki – ele parece adorar os objetos expostos.
-É mesmo? – perguntou ela  – esse é um hobby um pouco estranho para meninos. Então você gosta de bonecas?
-Bem...- Peter começou a responder, colocando a mão atrás da cabeça para pensar um pouco.
-Peter, você já deveria ter voltado para casa – disse Miki, levantando-se – eu vou levá-lo. Ele acabou de se mudar e ainda não conhece totalmente os arredores.
-Tudo bem – responde Kimiko – Volte quando quiser.
Os dois saem da casa de Miki. O céu está nublado, mas as nuvens estão se movimentando, permitindo que a luz da lua consiga iluminar a rua e o restante da cidade. Apenas algumas partes estão cobertas pelas nuvens.
-Você sempre é assim? – pergunta Peter à Miki.
-Assim como?
-Assim, com sua mãe. Vocês duas são tão reservadas uma com a outra. O modo como você fala com sua mãe dá a entender que vocês mal se conhecem.
Eles vão andando pelas ruas mais iluminadas. Um carro passa perto deles.
-Nós sempre nos comunicamos dessa forma. Como você se comunica com sua mãe?
-Eu não tenho mãe. Ela morreu pouco depois do parto. Então desde sempre e vivo com meu pai. Mas como ele está envolvido em uma pesquisa, me mandou para cá.
Peter não parecia tão triste ao falar isso. Miki pareceu ficar sem graça.
-Entendo. Bom, é assim que eu me relaciono com minha mãe. Sou apenas mais uma boneca para ela.
-Isso é horrível. Você é filha dela, em carne e sangue.
-Posso ser de carne e sangue, mas não sou real.
-Ah. Sua mãe sabe sobre as regras da turma B?
-Não. Mas ela não ligaria se soubesse também. Nem se soubesse se eu fosse a inexistente. E eu não vou contar à ela. É melhor.
-E o que ela acha de você ficar matando aula?
-Ou ela não se importa ou ela não interfere. Exceto em algumas coisas.
-Que coisas?
Miki ficou em silêncio e não respondeu. Peter percebeu isso.
-Bom, agora que eu sei do segredo da turma B, diga, Miki, como você suporta essa situação?
Miki acelerou o passo e ficou mais a frente no caminho.

-Não há nada que possa ser feito. Apenas fui escolhida. Se não fosse eu, provavelmente escolheriam outra pessoa. Eu ia precisar ignorar a existência de outra pessoa. Foi até melhor que me escolheram. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário