quinta-feira, 10 de julho de 2014

Assalto

Bruna estava andando na larga avenida e já estava escuro. Sua mochila estava muito pesada e ela voltava da aula de inglês. Seu dia tinha sido muito cheio, como de costume. Acordara cedo, teve aula, almoçou correndo para pegar um ônibus que a levaria até o outro lado da cidade trabalhar, para voltar mais tarde à sua faculdade para ter aula de inglês.  Definitivamente, um dia cansativo.
Finalmente ela estava a caminho de casa. Já mentalizava tudo que faria ao chegar em casa. Tomar banho, jantar e estudar bioquímica até de madrugada. Bioquímica era sua matéria favorita no semestre e ela se dedicava muito. Ela resolveu prestar atenção no caminho e um rapazinho de boné abordou-a com um estilete.
-Passa tudo que tem moça. Sem gritar.
Ela o olhou e o analisou. Era um rapazinho de boné de aba reta, magrelo e mais baixo do que ela.
-Garoto – começou ela com calma – tudo que eu tenho nessa mochila vale menos do que seu boné.
O menino hesitou, afroxou o estilete na mão, mas falou novamente:
-Sem lorota moça. Pelo peso disso aí, deve de ter muita coisa.
Bruna olhou para cima pensando “ó Deus, por que?”. Ela tirou a mochila das costas e disse:
-Garoto, se você me roubar, vai ter que aguentar o peso da mochila.
Ela entregou a mochila para o garoto, mas assim que ele a pegou, a mochila desabou no chão.
-Abre a mochila moça, vou pegar tudo então de valor – disse ele, apontando o estilete para a barriga de Bruna.
Ela se abaixou, abriu a mochila e começou a tirar as coisas de dentro. Carteira, cartão de ônibus, sombrinha, e tirou 4 livros enormes de dentro da mochila.
O garoto olhou tudo aquilo e mandou ela entregar o dinheiro.
-Não levo dinheiro para a faculdade. Tenho assistência e como de graça.
-Então me passa o cartão do ônibus, a carteira e o celular.
Ela abriu a carteira e disse:
-Não tem nada moço, só carteira de identidade e de biblioteca – entregou o cartão a ele – o cartão tem só 1,60.
Ele jogou o cartão de ônibus no chão e tomou o celular dela. Era um Nokia 2000, desse modelo bem antigo que só tem lanterna e jogo da cobrinha.
-Não tem nada não moça? – perguntou o rapaz olhando fixamente para os livros grossos na mão dela.
-Garoto, a não ser que você queira estudar zoologia e bioquímica comigo, me deixa ir. Eu tenho que ler esse livro ainda hoje – ela mostrou o de bioquímica para ele – como eu disse, tudo que eu tenho na mochila vale menos do que seu boné.
Ele guardou o estilete no bolso, tirou o boné e entregou a ela.
-Toma moça.
Ela começou a rir
-Pode ficar com seu boné, garoto.

Ele então foi embora de cabeça baixa, ainda olhando o boné. Bruna foi para casa sorrindo por dentro. “Foi uma boa ideia ter guardado o dinheiro do banco dentro dos livros” pensou ela enquanto entrava na rua da sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário